28 de outubro de 2015

Parcerias em prol de um objetivo: ACESSIBILIDADE

A equipe do Projeto Campus Acessível segue firme e forte no desenvolvimento dos projetos de adequação em Acessibilidade para a UFBA, e busca parceria para discutir soluções, fomentar a disseminação de boas práticas e atuar na sensibilização e capacitação da comunidade universitária.

Com a finalização do primeiro Pacote de Ações em Acessibilidade, foi realizada a 3ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) da equipe da Coordenação de Planejamento, Projetos e Obras da SUMAI com os arquitetos especialistas na área Arq. Dra. Marília Cavalcante e Arq. Adson Ribeiro, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). O GT têm o objetivo de submeter a revisão de especialistas as propostas projetuais para eliminação das barreiras arquitetônicas e obstáculos presentes nos acessos, campus e prédios universitários da UFBA, além de encontrar os melhores traçados para a sinalização podotátil nos espaços amplos.

1ª Reunião do Grupo de Trabalho, com a participação da equipe Campus Acessível e os arquitetos Marília Cavalcante e Adson Ribeiro, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS).

3ª Reunião do Grupo de Trabalho, com a participação da equipe Campus Acessível; do arquiteto Adson Ribeiro, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS); Ednilson Sacramento, representante discente da Comissão Universitária de Monitoramento das Políticas de Reparação e Acessibilidade (CUMPRA); Greice Moraes, representante do Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais (NAPE-UFBA) e Thiara Matos, representante da Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH-UFBA). 
O último GT focou na análise das propostas de percursos acessíveis com sinalização podotátil da Praça das Artes e contou com a participação de um representante dos estudantes, Ednilson Sacramento, estudante de jornalismo na UFBA, que perdeu a visão há 14 anos.

A fim de promover melhor interação na discussão acerca das decisões projetuais, foi elaborado um mapa do Campus Ondina - Praça das Artes e entorno - em EVA e cola relevo para indicação de rotas propostas, fazendo pontinhos onde há pisos de alerta e traços para direcional. Foi também apresentada uma planta do PAF III com as paredes e rotas de piso podotátil em cola relevo. Algo tão simples de se fazer, que permite esta valiosa consultoria com quem mais entende do assunto.

Essas discussões são fundamentais para ajudar a equipe técnica da UFBA a resolver problemas complexos que não são tratados na norma. Por isto, a assessoria de profissionais mais experientes na área e de representantes dos estudantes que vivenciam o campus de formas diversas é parte das etapas deste trabalho, que entende que o projeto participativo tende a possuir menos equívocos.